Todo ser humano tem suas crenças e com base nelas seus pensamento e sentimentos, que culminam nas atitudes. Como se preparar na vida e para a vida?
Neste projeto procura-se ajudar as crianças a pensar e refletir sobre os diferentes valores trabalhados (felicidade, amizade, paz, justiça e amor)e suas implicações práticas de expressá-los para si mesmo e seu entorno.
Sabendo-se da importância das relações, e valorização de sua auto-estima, justifica-se o presente projeto onde professores e alunos podem compartilhar momentos de reflexão para atuar na sociedade de uma forma compromissada com o bem comum. A escola se tornaria vazia e ineficiente se se omitisse de resgatar certos valores “adormecidos”. Por este motivo é preciso refletir o mundo atual, fortalecer e renovar crenças, introduzindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos.
Trabalho realizado pela Prof. Marinês C Steffanello – 3º e 4º Ano do Ens. Fundamental.
Texto utilizado para a realização do trabalho.
A T I N T A M U L T I C O R
Era uma vez uma lata de tinta que resolveu sair colorindo tudo o que era feio. Pintou as casas velhas, as paredes sujas, os portões enferrujados… E toda a cidade se tornou bonita.
Terminado o trabalho, a lata de tinta voltou para o seu canto e ficou observando o que acontecia ao redor. Em pouco tempo, ela descobriu que era preciso ainda pintar os corações das pessoas, que estavam desbotados e sem vida pela falta de amor, de compaixão, de bondade, de amizade, de compreensão… Mas isso ela não podia fazer, então, chorou de tristeza. Suas lágrimas se misturaram com a tinta e foram formando bolhas coloridas que saíram voando pela cidade.
Ao verem aquele espetáculo, as pessoas começaram a dizer:
Vejam. Bolhas cor-de-rosa lembrando a felicidade!
- Olhem. Bolhas brancas que simbolizam a Paz!
- Quantas bolhas azuis que fazem pensar na amizade!
- Que lindas bolhas amarelas que lembram a justiça!
- E essas bolhas vermelhas lembram o amor!
No meio de milhares de bolhas multicores, as pessoas voltaram a ser crianças e começaram a conversar e a sorrir. A lata de tinta parou de chorar e ficou muito feliz. Primeiro, por ter visto que tinha todas as cores dentro de si. Depois, por ter servido para despertar nas pessoas, as memórias queridas que traduziam sentimentos bonitos e nobres. Quem sabe se depois disso alguém resolveria ser melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário