É O MEU RIO GRANDE DO SUL

É O MEU RIO GRANDE DO SUL

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Projeto "Bolhas de Sabão"

Todo ser humano tem suas crenças e com base nelas seus pensamento e sentimentos, que culminam nas atitudes. Como se preparar na vida e para a vida?
Neste projeto procura-se ajudar as crianças a pensar e refletir sobre os diferentes valores trabalhados (felicidade, amizade, paz, justiça e amor)e suas implicações práticas de expressá-los para si mesmo e seu entorno.
Sabendo-se da importância das relações, e valorização de sua auto-estima, justifica-se o presente projeto onde professores e alunos podem compartilhar momentos de reflexão para atuar na sociedade de uma forma compromissada com o bem comum.  A escola se tornaria vazia e ineficiente se se omitisse de resgatar certos valores “adormecidos”. Por este motivo é preciso refletir o mundo atual, fortalecer e renovar crenças, introduzindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos.
 Trabalho realizado pela Prof. Marinês C Steffanello – 3º e 4º Ano do Ens. Fundamental.

Texto utilizado para a realização do trabalho.
A    T I N T A     M U L T I C O R

            Era uma vez uma lata de tinta que resolveu sair colorindo tudo o que era feio. Pintou as casas velhas, as paredes sujas, os portões enferrujados… E toda a cidade se tornou  bonita.
            Terminado o trabalho, a lata de tinta voltou para o seu canto e ficou observando o que acontecia ao redor. Em pouco tempo, ela descobriu que era preciso ainda pintar os corações das pessoas, que estavam desbotados e sem vida pela falta de amor, de compaixão, de bondade, de amizade, de compreensão… Mas isso ela não podia fazer, então, chorou de tristeza. Suas lágrimas se misturaram com a tinta e foram formando bolhas coloridas que saíram voando pela cidade.
Ao verem aquele espetáculo, as pessoas começaram a dizer:
            Vejam. Bolhas cor-de-rosa lembrando a felicidade!
            - Olhem.  Bolhas brancas que simbolizam a Paz!
            - Quantas bolhas azuis que fazem pensar na amizade!
            - Que lindas bolhas amarelas que lembram a justiça!
            - E essas bolhas vermelhas lembram o amor!
            No meio de milhares de bolhas multicores, as pessoas voltaram a ser crianças e começaram a conversar e a sorrir. A lata de tinta parou de chorar e ficou muito feliz. Primeiro, por ter visto que tinha todas as cores dentro de si. Depois, por ter servido para despertar nas pessoas, as memórias queridas que traduziam sentimentos bonitos e nobres. Quem sabe se depois disso alguém resolveria ser melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário