É O MEU RIO GRANDE DO SUL

É O MEU RIO GRANDE DO SUL

terça-feira, 27 de setembro de 2011

JARDIM DAS ESCULTURAS

PROJETO YOGA - Mudanças de hábitos – qualidade de vida.
Este trabalho está sendo desenvolvido na Escola Pe João Zanella sob a orientação das professoras Mara Della Méa e Marlete Pesamosca, como trabalho de conclusão do Curso TIC's na Educação, promovido pelo NTE da 8ª CRE.
JUSTIFICATIVA:
As novas formas de se transmitir informações, a partir do surgimento das novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC’s), geram outras maneiras de se produzir o conhecimento e, conseqüentemente, aponta para a redefinição do papel reservado a escola no mundo contemporâneo. O trabalho a ser desenvolvido visa proporcionar ao indivíduo  uma melhor qualidade de vida através do conhecimento de novas práticas em meio a uma sociedade capitalista selvagem.
“Educar um ser humano é um processo delicado e de imensa responsabilidade. A educação poderá ser benéfica e produzir seres humanos bons, justos e felizes, ou poderá ser desastrosa e produzir seres humanos errantes e propagadores de infelicidade. O que queremos nós afinal? Um planeta de paz e justiça, ou um planeta de miséria e infelicidade? (texto de Paulo Vieira- http://taocentro.blogspot.com/2009/12/importancia-do-yoga-no-mundo-moderno.html
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
1.   Apresentação de slide com os objetivos deste projeto para todos os envolvidos. Nesta apresentação foram selecionadas imagens, conhecidas a importância e a origem da yoga  ficando claro que se trata de uma manifestação cultural do Oriente. Deve-se destacar também, que, apesar de ser uma forma cultural milenar, a Yoga ainda é pouco conhecida e praticada pela maioria dos brasileiros.
2.   Realizamos a dinâmica da concentração: organizou-se os alunos em roda, e todos ficaram sentados em posição de Yoga, observando a luz da vela ao centro, no absoluto silêncio. Os (as) alunos (a) concentraram-se na chama e após alguns minutos quebramos o silêncio e fizemos uma reflexão, questionando-os:
a) Você conseguiu se concentrar, sim, não? Tente dizer por quê?
b) Quais as sensações que você percebeu durante a dinâmica? (sons externos, sons do próprio corpo, movimento estático, etc)

      3.  Elaboramos um roteiro de trabalho de campo e entrevista a ser implementada no Jardim das Esculturas localizado na localidade de São João dos Melos, Júlio de Castilhos, RS. Fomos com nossos alunos até o Jardim das Esculturas, o escultor Rogério Bertoldo nos deu uma aula sobre yoga e o trabalho que desenvolve no local. Alunos e professores aproveitaram ao máximo, tentaram realizar as expressões corporais das estatuas e cutiram o local, sendo que o mesmo desfrutaram de muita paz, nem parecia que estavamos em meio ao mundo em que vivemos de muito corre corre.
       Na volta para a nossa Escola paramos na Praça da Sede do município e observamos as esculturas do Pe João Zanella (pedra arenito) e do Pe Luís Sponchiado (pedra sabão e esculpida por Rogério Bertoldo).  As atividades foram todas registradas pelos alunos e professores através de câmeras digitais e celulares. Confira as fotos:





      No retorno da atividade de campo, estamos desenvolvendo junto aos alunos trabalhos que abrangem o tema proposto. Detalhamento das atividades:
Componente Curricular

Tema
Atividade a ser desenvolvida
Série
Ensino globalizado
Motricidade e Arte
Representar as esculturas visualizadas esculpindo-as na areia, argila, massa de modelar..., ginástica rítmica.
Pré-Escola/ Anos Iniciais.
Geografia
Localização e Geologia
Trabalho com mapa
Confecção de mostruário de rochas, classificando-as (origem, nome e utilidade)
5ª a 8ª
História
A origem e importância da Yoga
Cada turma realizará uma pesquisa teórica sobre a Yoga (Civilização onde ocorre, surgimento, equilíbrio mente e corpo, localização e prática no Brasil)
5ª a 8ª
Ensino Religioso
Práticas Religiosas
Comparativo entre as religiões do mundo.
5ª a 8ª
Português
Elaboração de frases e textos
A partir do embasamento teórico dado pela história elaborar textos, redações, hitória em quadrinho, charges... envolvendo o tema
5ª a 8ª
Artes
Produção artística
Reprodução através de desenhos, confecção de cartazes com colagem de imagens e textos, pintura de imagens e elaboração de vídeo e slide utilizando recursos de visualização.
5ª a 8ª
Educação Física
Expressão corporal
Ginástica rítmica, movimentos corporais, dinâmica da meditação.
5ª a 8ª
Matemática
Unidades de medidas
Área do Jardim das Esculturas, distância percorrida, peso e tamanho das esculturas e dos blocos de rochas... Análise de dados.
5ª a 8ª
Inglês
Tradução
A palavra “Yoga” e várias línguas.
5ª a ª
Ciências
O Corpo Humano
Os benefícios da técnica estudada para o corpo e a mente humana. Técnicas orientais utilizadas para a saúde humana.
5ª a 8ª
Obs.: Após a conclusão dos trabalhos, cada turma apresentará o resultado dos mesmos através de um seminário para toda a Comunidade Escolar, sendo que os alunos da 8ª série farão uma montagem em slide, no  power point ou no movie maker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário