É O MEU RIO GRANDE DO SUL

É O MEU RIO GRANDE DO SUL

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Nossa Escola na Abertura do Seminário Regional da Educação do Campo.

Reportagem abaixo, publicada no site da SEC do RS, no dia 03/10/2012. Ficamos muito felizes com a participação na abertura do “Seminário Regional da Educação do Campo”, em Santa Maria.


8ªCRE

Seminário Regional da Educação do Campo é realizado em Santa Maria

A 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), através do Setor Pedagógico promove entre nesta quarta-feira (03) e sexta-feira (5) o “Seminário Regional da Educação do Campo”, que conta com o apoio das CREs de Estrela, Santa Cruz e Cachoeira do Sul. O evento está sendo realizado no Instituto São José, em Santa Maria e tem como público professores da educação do campo da rede estadual de ensino de abrangência da 8ª CRE e das coordenadorias apoiadoras do encontro. 

O objetivo da atividade é proporcionar aos educadores do campo um espaço para o conhecimento das ações dos governos estadual e federal, através do Programa Nacional do Campo (PRONACAMPO), além de promover um espaço de socialização e intercâmbio de experiências pedagógicas entre os professores. 

A programação iniciou na parte da manhã com uma solenidade de abertura que contou com a participação da titular da CRE de Santa Maria, professora Celita da Silva. Em seguida o público participante prestigiou uma apresentação de dança gaúcha por alunos da Escola Estadual João Zanella de Nova Palma. Na sequência foi aberto o primeiro seminário sobre a temática “Educação do Campo: Realidade hoje e perspectivas para o futuro”, ministrado pela palestrante Carmem Rejane Flores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Na parte da tarde, a abertura da atividade será com recital de poesias dos estudantes da Escola Estadual Dom Érico de Cachoeira do Sul. A palestra discutirá a “Proposta do Estado do RS para a Educação do Campo” com Ana Paula Baggio, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A seguir haverá apresentação artística de alunos da Escola Estadual Boca do Monte de Santa Maria. O seminário prossegue com palestra sob o tema “A Escola como lugar de experiência dos sujeitos: Os direitos de ser e de pertencer nos espaços-tempos do campo” com Valdir Nogueira. A programação do dia será encerrada com show musical da dupla santa-mariense Angela Gomes e Ricardo Freire. 

Na quinta-feira (04) ocorre, durante todo o dia, oficinas de música, literatura e teatro que acontecerão simultaneamente para grupos de participantes organizados e distribuídos entre as três coordenadorias. 

Na sexta-feira (05), último dia do evento, a programação inicia na parte da manhã com apresentação artística da Escola Estadual Carlos Gomes de Júlio de Castilhos. Em seguida será realizada palestra “Pesquisa Sócio-antropológica”, ministrada por Clayton Hillig, da UFSM. O fechamento do seminário ocorrerá com apresentação artística da Coordenadoria de Cachoeira do Sul. 

O público participante realizará um passeio turístico pelos principais pontos históricos de Santa Maria seguida de uma sessão no planetário da UFSM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário